O Parque Nacional da Serra da Bocaina localiza-se na divisa entre os estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, na região Sudeste do Brasil.
    Criado por Decreto Federal em 1971 compreende uma área aproximada de 104 mil hectares e uma expressiva biodiversidade. A sede do parque fica na cidade de São José do Barreiro, no Estado de São Paulo. É administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
    Estima-se que 60% da vegetação seja composta por mata nativa (mata atlântica e campos de altitude), e que o restante seja mata regenerada (secundária) há mais de 30 anos. Entre as espécies da flora destacam-se araucárias, cedros, embaúbas, palmitos e bromélias. Há também muitas espécies exóticas com o pinheiro americano, o cipreste, a tuia e campos de brachiária.
    Entre a fauna do parque destacam-se felinos, preguiças, veados, macacos, cobras e aves.
    O seu ponto mais elevado é o Pico do Tira o Chapéu, que alcança 2.088 metros acima do nível do mar, um dos pontos mais altos do Estado de São Paulo.

Atrações turísticas

    O parque oferece variadas atrações turísticas naturais, tais como a Cachoeira Santo Isidro a 1,5 km da entrada do Parque, a Cachoeira das Posses a 5 km e mais no interior do parque, aproximadamente 20 km, a Cachoeira do Veado. A entrada do parque marca também o início do trecho final da Trilha do Ouro, com uma extensão de aproximadamente 73 quilômetros, e que termina na praia de Mambucaba, em Angra dos Reis.
    No entorno do parque pode-se visitar a Casa de Pedra, ruída do período imperial, a cachoeira do Paredão, próximo a entrada e a Rampa do Vôo Livre a 6 Km da entrada, no ponto mais alto da estrada. Ali se tem uma vista incrível principalmente ao pôr do Sol.
    A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico. A distância da Fazenda da Barra à entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina é de 20 km por trilhas e 40 km por estradas.

    Quando vier para a Serra da Bocaina ou para o Vale Histórico não deixe de conhecer a Fazenda da Barra!

Categories:

One response

Deixe uma resposta

Translate »
× Como posso te ajudar?
%d blogueiros gostam disto: