São José do Barreiro é um município no leste do estado de São Paulo, na microrregião do Vale Histórico. A população é de cerca de 5 mil habitantes e a área é de 571 km². Está localizada aos pés da Serra da Bocaina, sendo a mais nova Estância Turística do Estado de São Paulo que encanta pela graça e a tranqüilidade de um local abençoado pela natureza.
    Atualmente São José do Barreiro destaca-se pelo turismo cultural e histórico materializado pela visitação e hospedagem em fazendas do século XIX, como a Fazenda da Barra, que tem sua sede restaurada e mantém de pé (fato raro) as ruínas de suas senzalas, tulha e casa de máquinas. Seu moinho e usina mantêm ainda hoje o pleno fluxo de água límpida do Rio Segredo e as cachoeiras e piscinas de água corrente, que sucederam às antigas instalações.
    Porta de entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina, São José do Barreiro está entre aquelas localidades que atraem por sua beleza natural composta por trilhas na mata, cachoeiras, áreas verdes, doces, comida caseira, casarões imperiais e a hospitalidade característica do interior paulista.

HISTÓRIA:

    Ainda no século XVIII, descendo a serra da Mantiqueira em direção ao porto da Mambucaba, o capitão Fortunato Pereira Leite e seu cunhado João Ferreira de Souza, com seus familiares e agregados vindos de Pouso Alto, se detiveram nas proximidades de um atoleiro de difícil passagem. Aí fundaram um arraial onde, em 1820, foi erguida uma capela dedicada a São José, passando o povoado a ser conhecido com São José do Barreiro, nome que conservou ao ser elevado à vila em 1859.
    No município se abriram inúmeras fazendas para o plantio de café como as famosas Fazendas da Barra e Pau D’Alho, o que trouxe grande desenvolvimento ao município, cujas casas e sobrados são hoje marcos da época em que o Município ocupou lugar importante na cafeicultura paulista. A Fazenda da Barra foi construída em 1851.
    São José do Barreiro é um dos 29 municípios paulistas considerados estâncias turísticas pelo estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de estância turística, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.
    São José do Barreiro serviu de cenário para os filmes:
A Arvoré dos Sexos (1969), Bufo e Spallanzani (2001) e Heleno (2011)
    Para as Novelas:
Ana Raio e Zé Trovão (1990/1991), A Idade da Loba (1995) e Desejo de Mulher (2002)
    Para as Mini-séries:
Ilha das Bruxas (1991) e Aquarela do Brasil (2000)
    Além da Série:
Você Decide – O Escândalo (1998)
    São José do Barreiro é famosa pelas suas festas tradicionais voltadas a toda família como a Festa de São José e a Festa de Santana no bairro de Formoso. É famosa também pelo seu casario, pelas suas fazendas históricas, por sua arquitetura colonial, pela sua história, por seus rios, matas e cachoeiras. Destacam-se aqui a Cachoeira da Mata, o Cachoeirão e a Cachoeira da Usina.
Hidrografia: Represa do Funil, Rio Mambucaba, Rio Segredo, Rio Formoso e inúmeros outros rios.
Rodovias: SP-68 SP-221

PONTOS TURÍSTICOS:

Cachoeira da Mata –  Queda de 15 metros com piscina natural, muito procurada.  Acesso a partir de Formoso, estrada de terra em ótimo estado com 6 km de extensão. Fica a apenas 15 minutos a pé da Fazenda da Barra.
Cachoeira Santo Izidro  –  Com 80 metros de queda, a Cachoeira de Santo Isidro localiza-se a 26 km da cidade e a 1,5 km da entrada do Parque Nacional da Serra da Bocaina. A estrada de acesso está em bom estado.

Pedra da Bacia – Inicio da trilha próximo a entrada do Parque Nacional. Solicite um serviço de guia. Há agencias locais com ótimos pacotes. Pico de 2050m, duas horas de caminhada em campos e matas de cima da serra. Clima espetacular, vistas deslumbrantes.

Pico do Tira Chapéu – Também necessita de um guia. Ponto mais alto da Serra da Bocaina 2080m. Vista deslumbrante nos 360º.
Fazenda Pau D’Alho  –  Localizada a 3 km da cidade, a Fazenda Pau D’alho foi construída nos fins do século XVIII por João Ferreira de Souza, fundador de São José do Barreiro e que no ano de 1822 iniciava na fazenda o plantio de café. D. Pedro I, em viagem que antecedeu a independência do Brasil, chegou em 17 de agosto de 1822 na Fazenda Pau D’alho, onde foi recebido com um grande almoço. O conjunto arquitetônico da fazenda foi tombado pelo Patrimônio Nacional e Estadual em 1968; restaurado, hoje é um marco histórico que se destina a atividades culturais e visitação turística.
Fazenda da Barra – Construída em 1851 pelo Ten. Francisco Alves de Magalhães. Distingue-se das demais pelo jardim interno de sua sede e pelas ruínas das senzalas e tulha formadas por imponentes colunas e muros de pedra. Ainda abriga seus 3 terreiros de café, árvores centenárias e uma abundante corrente de água que movia moinho e usina e que hoje forma lindas cachoeiras e uma piscina de água natural. Recebe visitantes para visitas guiadas, Day Use, alimentação, cavalgadas e hospedagem. (12) 997532479.
Cemitério dos escravos. Visitas através da diocese local.
    A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico.

Quando vier para a Serra da Bocaina ou para o Vale Histórico não deixe de conhecer a Fazenda da Barra!

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta

Translate »
×