Formoso situa-se a nove quilômetros de São José do Barreiro e faz parte do Vale Histórico e da Serra da Bocaina. É um vilarejo situado às margens da Estrada dos Tropeiros. Tem esse nome por ser cortado pelo Ribeirão Formoso, que divisa os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e cujas águas correm para o Rio Paraíba, atravessando a cidade de Resende. Por essa razão há moradores de Formoso nos dois estados. O Ribeirão Formoso em Resende recebe o nome de Rio Sesmarias.
    Em Formoso, no estado do Rio há uma capela antiga, muito bonita e que vale a foto, há também as ruínas de uma das estações da ferrovia Resende Bocaina. Infelizmente por fazer parte de outro estado, não recebe a atenção que merece.
    Formoso é formado por uma praça com residências ao redor, três bares, uma pousada, uma padaria, uma “venda” (mercearia), duas igrejas, uma na praça e outra no alto do morro, um clube, um posto de saúde, uma escola. Em Formoso não há farmácia, nem posto de gasolina, o mais próximo está em Barreiro. Também não há sinal de celular. Há orelhões na praça, próximo à entrada do Clube dos 200, próximo à escola e no bar Amarelo.
    Os habitantes são gentis e podem dar informações sobre a região, condições das estradas, horários de ônibus, lugares, pessoas, etc. No entanto a maioria ainda não está familiarizada com a atividade turística. Para obter informações turísticas em Formoso o mais indicado seria o Hotel Fazenda Clube dos 200, que fica na direção de Barreiro a cerca de quinhentos metros.
    Em direção a Arapeí e Bananal há outro bar, que também é “venda” (mercearia), o bar amarelo. É um bom lugar para receber informações sobre as condições das estradas que ligam Formoso a Resende.
    Os principais pontos turísticos de Formoso:
1 – Hotel Fazenda Clube dos 200 – Construção do início do século XX. Recebe hóspedes e visitantes. Reservas: 12 1172338. Situado em Formoso.
2 – Fazenda da Barra – Construção de meados do século XIX ciclo do café. Recebe hóspedes e visitantes. Reservas 12 31171166. Situada a seis quilômetros de Formoso.
3 – Cachoeirão – Local para banho de rio e de sol, vista deslumbrante, a dois quilômetros de Formoso.
4 – Cachoeira da Mata –  15 metros de queda, lugar muito bonito, local para banho de rio, a seis quilômetros de Formoso.
5 – Ponte Alta – Caminhada até o inicio dos campos nativos da Serra da Bocaina via Bocaininha. Duração 4 a 5 horas.
6 – Vale do Segredo – região rica em matas, nascentes, cachoeiras e lindos visuais, ideal para trilhas e cavalgadas.
7 – Serra do Formoso – região rural de pastagens cultivadas, com lindas vistas, nascentes e cachoeiras, ideal para cavalgadas e trilhas.
    A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico.

    Quando vier para a Serra da Bocaina ou para o Vale Histórico não deixe de conhecer a Fazenda da Barra!

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta

Translate »
× Como posso te ajudar?