Formoso situa-se a nove quilômetros de São José do Barreiro e faz parte do Vale Histórico e da Serra da Bocaina. É um vilarejo situado às margens da Estrada dos Tropeiros. Tem esse nome por ser cortado pelo Ribeirão Formoso, que divisa os estados do Rio de Janeiro e São Paulo e cujas águas correm para o Rio Paraíba, atravessando a cidade de Resende. Por essa razão há moradores de Formoso nos dois estados. O Ribeirão Formoso em Resende recebe o nome de Rio Sesmarias.
    Em Formoso, no estado do Rio há uma capela antiga, muito bonita e que vale a foto, há também as ruínas de uma das estações da ferrovia Resende Bocaina. Infelizmente por fazer parte de outro estado, não recebe a atenção que merece.
    Formoso é formado por uma praça com residências ao redor, três bares, uma pousada, uma padaria, duas igrejas, um clube, um posto de saúde, uma escola. Em Formoso não há farmácia, nem posto de gasolina, o mais próximo está em Barreiro. Cobertura móvel vivo.
    Os habitantes são gentis e podem dar informações sobre a região, condições das estradas, horários de ônibus, lugares, pessoas, etc.
        Os principais pontos turísticos de Formoso:
1 – Fazenda da Barra – Construção de meados do século XIX ciclo do café. Recebe hóspedes e visitantes. Reservas 12 31171166. Situada a seis quilômetros de Formoso.
2 – Cachoeirão – Local para banho de rio e de sol, vista deslumbrante, a dois quilômetros de Formoso.
3 – Cachoeira da Mata –  15 metros de queda, lugar muito bonito, local para banho de rio, a seis quilômetros de Formoso.
4 – Ponte Alta – Caminhada até o inicio dos campos nativos da Serra da Bocaina via Bocaininha. Duração 4 a 5 horas.
5 – Serra do Formoso – região rural de pastagens cultivadas, com lindas vistas, nascentes e cachoeiras, ideal para cavalgadas e trilhas.
    A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico.

    Quando vier para a Serra da Bocaina ou para o Vale Histórico não deixe de conhecer a Fazenda da Barra!

Categories:

No responses yet

Deixe uma resposta

Translate »
×