Seja bem vindo (a) ao Portal do Hóspede da Fazenda da Barra!

É um prazer ter você conosco! Esperamos que esteja aproveitando e usufruindo das melhores experiências na sua estadia. Aqui você encontrará dicas de passeios, um pouco da história da fazenda, nosso regulamento e um formulário para sugestões ou reclamações. 


DICAS DE PASSEIOS

Dentro da fazenda, você pode aproveitar, além da área de lazer, algumas cachoeiras e trilhas internas:

Poço do Segredo

Ao lado da casa, no Rio Segredo: poço raso com areia, corredeiras e quedas d’água. Pode-se subir o rio pelas pedras até a Ducha do Segredo.

Cascatinha

Saída para o Rio após a entrada do Poço do Segredo. A água se abre de um muro de pedra.


Poço da Cruz

No Rio Formoso, a meio caminho para a Cachoeira da Mata. Poço para banho e sol.


Bosque – Ruínas

Caminhada de reconhecimento do local ao redor do casarão, com muitas árvores, cachoeiras, paredes de pedra, terreiros de café, margens do rio, muros de arrimo e ruínas onde logo acima há local para sentar.

Mirante do Arado

Saída das ruínas por trás do curral. Belo Mirante com vista 360°. 15 minutos de caminhada.



Caminho do Pomar

Subida pelo mangueiral passando pelas caixas d’água, pomar e capineira. Pode-se seguir daí para o Morro do Arado. Vê-se a Fazenda de cima. Há local para sentar.

Mirantes dos Escravos

Grupo de belos mirantes situados no mais antigo dos cafezais da fazenda. Há três acessos. A Trilha da Cava Velha (nome dado às estradas antigas), a Trilha do Riacho e a Trilha da Nascente. Os nomes são uma homenagem aos escravos que marcaram a história da fazenda: Manuel Congo, Ludovina, Ignácio, Feliciano, Quintilhana, Epifânio e Justina. Com guia.

PASSEIOS PELA REGIÃO

A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico.

O Circuito Turístico Vale histórico (no Vale do Paraíba Paulista) está situado no extremo leste do estado de São Paulo, nas divisas com Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo cercado pelas serras da Bocaina e da Mantiqueira. Suas cidades: Arapeí, Areias, Bananal, Cunha, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro, possuem casarios e palacetes da época colonial, alguns do início do século XVIII.

O acervo histórico representado pelos belos casarios e fazendas, ruínas históricas das tulhas, senzalas, terreiros de café, além da própria história em si, apresentam o imenso potencial de turismo histórico e cultural da região, hoje explorado pelos próprios moradores que veem na atividade uma alternativa de desenvolvimento e preservação do patrimônio.

Cachoeira da Mata

A Cachoeira da Mata é uma das opções para quem procura por ecoturismo na Serra da Bocaina. Fica a 30 minutos de caminhada tranquila da Fazenda da Barra. Adequada para todas as idades, é o lugar perfeito para curtir o verão com os amigos e passear em família.

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Um local importante a ser visitado é o Parque Nacional da Serra da Bocaina, situado a 26 km do centro de São José do Barreiro.

Lá, os principais atrativos são a Cachoeira Santo Izidro, a Casa de Pedra, a Cachoeira do Paredão, rampa de voo livre, e várias outras trilhas, como a da Pedra Alta.

Além do Parque, existem outros roteiros turísticos, tanto em São José do Barreiro, como nas cidades próximas.

Lorem ipsum

Lorem ipsum dolor sit amet, at mei dolore tritani repudiandae. In his nemore temporibus consequuntur, vim ad prima vivendum.

Translate »
×