A Fazenda da Barra está situada na cidade de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico Vale Histórico e da Serra da Bocaina.
O Circuito Turístico Vale histórico localiza-se no leste do estado de São Paulo, na divisa com o estado do Rio de Janeiro, sendo contiguo ao Vale do Café nesse estado. Suas cidades: Arapeí, Areias, Bananal, Cunha, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro possuem casarios e fazendas da época colonial, alguns do início do século XVIII.
O acervo histórico representado pelos belos casarios e fazendas, ruínas das tulhas, senzalas e terreiros de café, além da própria história em si, constituem o imenso potencial turístico e cultural da região, hoje explorado por empreendedores locais que vêem na atividade uma alternativa de desenvolvimento e preservação do patrimônio.
A grande quantidade de nascentes dá origem a inúmeros rios e cachoeiras dentro e fora do Parque Nacional da Serra da Bocaina, cuja sede está em São José do Barreiro. Essa riqueza hídrica somada ao relevo montanhoso cofere a região um enorme potencial turístico, ecológico, de trilhas e de aventura. A Trilha do Ouro, os Picos da Pedra Alta e do Tira Chapéu, as cachoeiras Santo Izidro, das Posses e do Veado são os destinos mais conhecidos.
O clima ameno, com duas estações bem definidas, um artesanato de qualidade, os queijos e doces caseiros, a cachaça de alambique, a rusticidade dos hotéis, pousadas e fazendas, a boa comida, as cachoeiras e a história fazem do Vale Histórico e da Serra da Bocaina uma ótima opção de turismo.
Completando o quadro, as fazendas históricas, entre as quais a Fazenda da Barra, abertas à hospedagem, à visitação e ao day use dão o real significado ao termo Vale Histórico e colocam o visitante em uma verdadeira viagem no tempo.
PASSEIOS
Parque Nacional da Serra da Bocaina
Um local a ser visitado é o Parque Nacional da Serra da Bocaina, situado a 26 km do centro de São José do Barreiro.
O atrativo imediato é a Cachoeira Santo Izidro, com 80 m de queda e um poço deáguas gélidas. Fica a menos de 1 Km do estacionamento. Para quem gosta de caminhar tem a Cachoeira das Posses a 8 km, ficam sendo 16 Km ida
e volta. A Cachoeira do Veado é mais complicado pra ir pois fica a uns 20 km e é preciso autorização do Ibama para entrar de carro, que deve ser 4×4, além de requerer um mototista experiente.
A visita ao Parque consome um dia todo, na estrada há alguns mirantes, pode-se passar pela Rampa, fazer uma hora aqui e ali. Recomendamos agendar um almoço em um restaurante próximo à entrada ou levar lanche.
Veja mais em: