A Fazenda da Barra está situada na Serra da Bocaina, município de São José do Barreiro, SP, que faz parte do circuito turístico do Vale Histórico.

Circuito Turístico Vale histórico (no Vale do Paraíba Paulista) está situado no extremo leste do estado de São Paulo, nas divisas com Minas Gerais e Rio de Janeiro, sendo cercado pelas serras da Bocaina e da Mantiqueira. Suas cidades: Arapeí, Areias, Bananal, Cunha, Queluz, Silveiras e São José do Barreiro, possuem casarios e palacetes da época colonial, alguns do início do século XVIII.

    O acervo histórico representado pelos belos casarios e fazendas, ruínas históricas das tulhas, senzalas, terreiros de café, além da própria história em si, apresentam o imenso potencial de turismo histórico e cultural da região, hoje explorado pelos próprios moradores que veem na atividade uma alternativa de desenvolvimento e preservação do patrimônio.

A grande quantidade de nascentes da Serra da Bocaina, com inúmeros rios e cachoeiras e o Parque Nacional da Serra da Bocaina, com sede em São José do Barreiro, demonstram o enorme potencial para o turismo ecológico e de aventura. Isso sem falar na Trilha do Ouro e nas cachoeiras majestosas presentes no parque, entre elas a Santo Isidro, a das Posses e a do Veado.

   O clima ameno, com duas estações bem definidas, um artesanato de qualidade, os queijos, doces caseiros, a cachaça de alambique, a rusticidade dos hotéis e pousadas, a boa comida, as cachoeiras e a história fazem do Vale Histórico e da Serra da Bocaina uma ótima opção de turismo.

Completando o quadro, a visitação às fazendas históricas, entre as quais a Fazenda da Barra, justifica o nome Vale Histórico e coloca o visitante em um verdadeiro túnel do tempo de rara beleza.

PASSEIOS

Parque Nacional da Serra da Bocaina

Um local importante a ser visitado é o Parque Nacional da Serra da Bocaina, situado a 26 km do centro de São José do Barreiro.

Lá, os principais atrativos são a Cachoeira Santo Izidro, a Casa de Pedra, a Cachoeira do Paredão, rampa de voo livre, e várias outras trilhas, como a da Pedra Alta.

Além do Parque, existem outros roteiros turísticos, tanto em São José do Barreiro, como nas cidades próximas.

Veja mais em:

Translate »
× Como posso te ajudar?